O setembro amarelo consiste em uma campanha que ocorre em todo território nacional, cujo objetivo é conscientização e prevenção do suicídio.
Desde 2003, 10 de setembro é o dia mundial da prevenção ao suicídio. Essa campanha começou com um casal do Estados Unidos que, após o suicídio do seu filho, iniciou uma ação para a prevenção. Na oportunidade, usaram uma fita amarela, que era a cor do carro do filho, uma grande paixão que ele tinha.
Essa campanha é de grande importância, pois trata-se de um problema de saúde pública e pode ser evitado em inúmeros casos. O principal objetivo é conscientizar a população sobre esse grave problema e, ainda, trazer forma de como preveni-lo. Dados da OMS apontam que a cada uma pessoa morre por suicídio a cada 4 segundos, o que totaliza 800 mil mortes ao ano no mundo.
Ficar atento aos sinais pode ser totalmente decisivo para ajudar alguém que está pensando em cometer este ato. Por exemplo, uma pessoa que está desinteressada até pelas coisas que gostava, não é tão produtiva na escola ou trabalho, se isola, não cuida da aparência, entre outros, podem ser sinais de alerta.
Um serviço muito importante é prestado pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), através do 188, que atende 24 horas por dia, de forma gratuita e voluntária, todas as pessoas que querem e precisam conversar. Todas as conversas são mantidas em sigilo.
コメント